sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Alimentação equilibrada na prática


Equilíbrio é fundamental. Incluir um alimento de cada grupo em cada refeição é uma regra que garante a qualidade da alimentação. Porém, se não for possível, é necessário procurar alcançar o equilíbrio ao final do dia.

O cardápio de um almoço equilibrado contém, por exemplo, arroz e batata (grupo dos carboidratos), frango (grupo das proteínas) e cenoura com alface (grupo das vitaminas e minerais) e é preparado com óleo (grupo da gordura). Observe que não faltou nenhum grupo. Mas, se a criança só gosta de arroz com frango, o equilíbrio da dieta é mais difícil; ela terá que compensar nas outras refeições. Caso contrário, se esse desequilíbrio durar por muito tempo, poderá desenvolver uma deficiência nutricional.

O ideal é ir equilibrando ao longo do dia a alimentação. Se, por exemplo, no café da manhã ela só tomou leite (proteínas) com cereal matinal (carboidratos), significa que estão faltando alimentos do grupo das vitaminas e minerais. O que se pode fazer é oferecer no lanche da manhã uma fruta ou um suco. Se optar por um biscoito (carboidratos) em vez da fruta, a criança estará com uma alimentação desequilibrada naquele dia.

PIRÂMIDE ALIMENTAR

Uma formar de se orientar para equilibrar a alimentação é pela pirâmide alimentar. Nela os alimentos estão divididos em seis grupos:
1. cereais, massas, pães, raízes e tubérculos
2. legumes e vegetais folhosos
3. frutas
4. carnes, ovos, nozes e leguminosas
5. leite, iogurte e queijos
6. açúcar e gorduras

Esses grupos de alimentos estão colocados no corpo da pirâmide, a partir da base, em ordem de necessidade de ingestão. E, por último, em cada compartimento, são representados vários alimentos, para simbolizar que sua ingestão deve ser a mais variada possível.

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