quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Manejo de Resíduos

Especificar:

• Tipo de depósito de lixo nas áreas de produção, forma e freqüência com que o lixo é retirado da área de produção; caminho percorrido pelo lixo para fora da área de produção; onde é armazenado até destinação final?
• Como é e com qual freqüência é feita a higienização das lixeiras.

Nas cozinhas e outros lugares destinados à preparação de alimentos, os sub-produtos e o lixo devem ser coletados em sacos descartáveis à prova de vazamentos, ou em recipientes reutilizáveis devidamente rotulados. Ambos os tipos de recipientes devem ser bem fechados ou tampados, e retirados das áreas de processamento assim que estiverem cheios ou depois de cada período de trabalho, e colocados (no caso dos sacos descartáveis) ou esvaziados ( no caso de recipientes reutilizáveis) em recipientes maiores, dotados de tampas, que jamais devem ser levados à cozinha. Os recipientes reutilizáveis devem ser limpos e desinfetados antes de serem levados de volta à cozinha.

Os recipientes maiores, de uso externo, devem ser conservados em local coberto e fechado, reservado para essa finalidade, separado das áreas de armazenamento de alimentos. A área deve ser mantida a uma temperatura tão baixa quanto possível, bem ventilada, protegida de insetos e roedores e deve ser de fácil limpeza, lavagem e desinfecção. Os recipientes de lixo devem ser limpos toda vez que forem esvaziados.

Caixas de papelão e papel de embrulho devem ser retirados das áreas de processamento assim que estiverem vazios, do mesmo modo que as latas ou sacos de lixo. Equipamento de compactação de lixo só deve ser instalado e usado fora das áreas de processamento.

Em caso de usar um sistema de encanamento para descarte de lixo e restos de alimentos, é imperativo que as entranhas de aves e peixes, os restos de carne, osso, sebo, etc, sejam colocados em sacos individuais fechados. A abertura do encanamento deve ser limpa e desinfetada diariamente.

FONTE: CODEX ALIMENTARIUS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sugestão para podermos melhorar!