segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Nutrição e Higiene Bucal na Terceira Idade


Um indivíduo pode comer muito e não ter uma boa saúde. Portanto, precisamos nos alimentar adequadamente para podermos ingerir todos os nutrientes que necessitamos. Na Terceira Idade, a alimentação merece uma atenção especial, pois os idosos tendem a adoecer com mais facilidade.

Uma das causas que mais contribuem na diminuição do consumo alimentar é a redução na sensibilidade alimentar por gosto e dificuldades para mastigar e engolir.

Assim, é muito importante o cuidado com a boca e os dentes.

Os dentes são responsáveis pela trituração dos alimentos em pedaços menores que facilitam a deglutição (ato de engolir) e a digestão.

A língua também é importante, pois permite a sensação de diferentes sabores: doce, amargo, salgado, ácido. Além disso, misturam o alimento com a saliva, e facilita na deglutição.

Após as refeições, pedacinhos de alimentos ficam grudados em nossos dentes e na língua, podendo causar cárie, mau hálito e feridas nas gengivas. por isso, precisamos escovar os dentes sempre após as refeições.

Assim, devemos tomar alguns cuidados para uma boa saúde bucal:
  • consulte o dentista pelo menos uma vez a cada seis meses;
  • coma frutas e verduras para aumentar a ingestão de fibras, vitaminas e sais minerais, importantes para deixarem a gengiva e os dentes fortes;
  • evite ingerir alimentos muito quentes ou muito frios, principalmente um após o outro, para evitar o excesso de sensibilidade dos dentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sugestão para podermos melhorar!