terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Nutrientes Imunomoduladores - GLUTAMINAS

    A glutamina é o principal combustível oxidativo das células epteliais, constituindo-se aminoácido oxidável e fonte energética preferencial para divisão celular enterócitos, colonócitos e linfócitos gastrointestinais.

    Uma das funções mais importantes da glutamina é a transferência de nitrogênio aos tecidos. É o substrato mais importante para a síntese renal de amônia, regula a síntese hepática de glicogênio e é precursora da síntese de nucleotídeos e algumas proteínas.

    A glutamina plasmática no paciente crítico sofre decréscimo de 27% a nível muscular e diminui em 54% no plasma. Devido sua importante função em células de rápida proliferação e ao sistema de varredura antioxidante (influencia a formação da glutationa), a glutamina torna-se essencial em situações críticas e sugere-se sua suplementação farmacológica.

    O grau de comprometimento inflamatório e, ou infeccioso, presença de desnutrição, duração da doença e o tratamento escolhido podem interferir na dose utilizada.

FONTE: Programa Abbott de Especialização

  • É o aminoácido mais abundante do plasma, correspondendo a aproximadamente 20% do total de aminoácidos circulantes.
  • Sintetizada preferencialmente no tecido muscular.
  • Seus precursores são asparagina e ácido glutâmico.
  • É classificada como um aminoácido condicionalmente essencial (necessidade aumentada no trauma, septicemia, câncer)
  • Tem grande importância na capacidade de defesa do organismo por influenciar no trofismo da barreira intestinal e função imune do intestino, através da ativação da enzima glutaminase intestinal e pelo transporte nas microvilosidades, prevenindo a deterioração do intestino e a translocação bacteriana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sugestão para podermos melhorar!